Agenda 2030: Um roteiro mundial para o bem-estar social sustentável

A Agenda 2030 da ONU representa um marco histórico na busca por um desenvolvimento sustentável global, articulando objetivos ambiciosos que visam transformar nossa relação com o planeta e promover uma sociedade mais justa e inclusiva.

Por: Luiz Asts

6/28/20243 min read

Em 2015, os 193 países membros da ONU adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Um plano ambicioso para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir paz, prosperidade e bem-estar social.

A Agenda é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), interligados e indivisíveis, que visam alcançar um futuro melhor para todos.

Sustentabilidade no Centro:

A Agenda 2030 coloca a sustentabilidade no centro das atenções. Reconhece que o desenvolvimento social, econômico e ambiental estão interligados e que o progresso em uma área depende do progresso nas outras. Isso significa que, para alcançarmos um futuro sustentável, precisamos enfrentar as desigualdades, proteger o meio ambiente e promover o crescimento econômico inclusivo.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sao:

  1. Erradicar a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares: Acabar com a pobreza extrema para todas as pessoas e reduzir pela metade a pobreza moderada até 2030.

  2. Fome zero e agricultura sustentável: Acabar com a fome e garantir acesso seguro à alimentação nutritiva para todos, promovendo a agricultura sustentável.

  3. Saúde e bem-estar: Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades.

  4. Educação de qualidade: Assegurar uma educação de qualidade inclusiva e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

  5. Igualdade de gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

  6. Água potável e saneamento básico: Garantir o acesso universal e equitativo à água potável e ao saneamento básico e gerenciar os recursos hídricos de forma sustentável.

  7. Energia limpa e acessível: Garantir o acesso à energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos.

  8. Trabalho decente e crescimento econômico: Promover o crescimento econômico inclusivo, sustentável e promotor do emprego decente para todos.

  9. Indústria, inovação e infraestrutura: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e estimular a inovação.

  10. Redução das desigualdades: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

  11. Cidades e comunidades sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

  12. Consumo e produção sustentáveis: Garantir padrões de consumo e produção sustentáveis.

  13. Ação contra a mudança climática: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

  14. Vida marinha: Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e seus recursos para o desenvolvimento sustentável.

  15. Vida terrestre: Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir florestas de forma sustentável, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

  16. Paz, justiça e instituições sólidas: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

  17. Parcerias para os objetivos: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável.

Em seu livro "Agenda 30 ao alcance de todos". Juscelino faz um estudo e análise dos 17 ODS, convidando os leitores a refletirem sobre a responsabilidade coletiva na construção de um futuro mais equilibrado e justo e a refletir sobre nosso papel social.

Juscelino incentiva a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, os direitos humanos, o combate à fome e ao desmatamento, levando esse debate para escolas, igrejas e comunidades, principalmente aos jovens e crianças.

"A Agenda 2030 da ONU é de vital importância, pois estabelece um roteiro global para o desenvolvimento sustentável, buscando erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir prosperidade para todos, sem deixar ninguém para trás." afirma.

A Agenda 2030 é um plano global, mas a sua implementação depende de ações em todos os níveis, desde governos e empresas até indivíduos e comunidades. Cada um de nós tem um papel a desempenhar para alcançar os ODS.

O que você pode fazer:

  • Informe-se: Aprenda mais sobre a Agenda 2030 e os ODS.

  • Tome medidas: Participe de ações que contribuam para os ODS em sua comunidade.

  • Faça a diferença: Adote hábitos de vida mais sustentáveis e incentive outras pessoas a fazerem o mesmo.

O livro "Agenda 30 ao alcance de todos" pode ser encontrado no site da Ícone Editora pelo link: www.iconeeditora.com.br